-
Arquitetos: Nie Yong + Yoshimasa Tsutsumi
- Área: 4964 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício foi convertido para a sede da fábrica de móveis. O programa compreende fábrica no primeiro, segundo e terceiro pavimentos, espaço de exposições para metade do terceiro pavimento, escritório para o quarto pavimento. O espaço de exposições do terceiro pavimento é conectado ao quarto pavimento através de escadas em espiral onde o piso existente foi removido. 5.5 metros de altura do telhado é suficiente para fazer meio nível, então procuramos realizar escritórios tridimensionais.
O programa requisitado inclui sala de conferências, sala de reunião, espaço de descanso, espaço de escritório, sala do vice presidente e assim por diante. Programas relativamente públicos como esses, como sala de conferências por exemplo, foram colocados próximos ao hall do elevador, enquanto espaços de escritório foram colocados na parte central do pavimento. Escritórios foram planejados para serem abertos, enquanto os espaços que precisam de fechamento foram tratados como um grupo de vários volumes dentro do grande espaço.
A escada em espiral foi colocada no centro do piso que conecta o espaço de exposições do terceiro pavimento e os escritórios do quarto pavimento e espaço de descanso no loft. Quando entramos pelo hall do elevador, podemos ver a sala de conferências próxima ao vazio da escada. No lado oposto da sala de conferências através do vazio, há pequenas salas de reunião e o volume do espaço de descanso paira sobre elas. Depois de passar por essas pequenas salas de reunião, há espaço de escritórios com meio nível onde as seções são claramente separadas pela altura do piso e a diferença do nível do observador induz a comunicação entre eles. Quando elevado a 1.2 m, chegamos ao fundo da sala de conferência. Esta sala conecta o hall de entrada e o espaço de escritórios, e quando não utilizada como sala de conferências pode funcionar como um atalho.
Materiais básicos usados são pintura EP em banco na parede, acabamento de argamassa no piso existente, placa de aço quadriculada no piso elevado. Ao redor de algumas partes como o hall do elevador ou a escada, aço corten foi utilizado para adicionar rigidez, enquanto na grande parede no final do hall de entrada foram colocadas plantas verticais para suavizar o espaço.
Dentro do ambiente com vários níveis, caixas brancas são colocadas como se formassem uma vila. Há alguns desvios, áreas ocultas e abertas onde podemos olhar para o átrio, e temos ainda uma vista geral de toda a área a partir do loft. Como se caminhássemos pela antiga vila, podemos desfrutar da sequência de vistas aqui. (Yoshimasa Tsutsumi)